webJudaica.Com.Br
Seu portal Judaico na Internet
24/May/2017
Iyar 28, 5777

Sign in with Facebook

Festas Judaicas (Chaguim)

Iom HaShoá

Biografia de Adam Czerniakow

Adam Czerniakow nasceu em Varsóvia, Polônia, em 1880. Estudou engenharia e foi professor na escola vocacional da comunidade judaica de Varsóvia. Em 1909 foi preso pelas autoridades czaristas por sua participação no movimento de independência da Polônia.

De 1927 a 1934 foi membro do Conselho Municipal da Cidade de Varsóvia, e em 1931 foi eleito para o Senado polonês. Em 4 de Outubro de 1939, alguns dias depois que a cidade se rendeu aos nazistas, Czerniakow foi nomeado presidente dos 24 membros do Judenrat, (Conselho Judaico) responsável por implementar as ordens alemãs na comunidade judaica.

As forças alemãs começaram a se preparar para as deportações em massa do Gueto de Varsóvia para o campo de extermínio de Treblinka em Julho de 1942, e ordenaram ao Conselho Judaico que provesse listas dos judeus e mapas de suas residências. Em 22 de Julho de 1942, o Judenrat recebeu instruções para que todos os judeus fossem deportados para o leste - exceto aqueles que trabalhavam nas fábricas alemãs, no hospital judaico, membros do Judenrat e suas famílias, e membros da força policial judaica e suas famílias. Ao longo do dia, Czerniakow conseguiu obter isenções para diversos indivíduos, incluindo trabalhadores sanitários, maridos de mulheres que trabalhavam nas fábricas e alguns estudantes vocacionais. Ele não conseguiu, no entanto, apesar de seus esforços, conseguir isenção para os órfãos. As ordens declaravam que as deportações iniciariam imediatamente, na taxa de 6.000 pessoas por dia, que seriam indicadas pelo Judenrat e entregues pela polícia judia. Falhar nesta tarefa resultaria na execução imediata de cerca de 100 reféns, incluindo funcionários do Judenrat e a própria esposa de Czerniakow.

Ao perceber que deportação significava morte, Czerniakow foi pleitear pela liberdade dos órfãos. Ao falhar, retornou ao seu escritório e tomou uma das cápsulas de cianeto que guardava para uma situação como esta. Deixou uma nota para sua mulher e seus colegar do Judenrat, explicando "Não posso mais suportar isto. Meu ato provará para todos qual é a coisa certa a se fazer."

Czerniakow manteve um diário desde 6 de Setembro de 1939 até o dia de sua morte, 23 de Julho de 1942. Foi publicado em 1979 em inglês, com o título "The Warsaw Diary of Adam Czerniakow: Prelude to Doom".

Adam Czerniakow está enterrado no cemitério Okapawa em Varsóvia.

Fonte: Jewish Virtual Library
1 2 3 4 5
Somente usuários logados podem avaliar os textos

Indique para um amigo!
Para continuar vendo o conteúdo deste site, você deve estar logado!
Utilize sua conta no Facebook ou feche esta janela.
Sign in with Facebook [Fechar]